terça-feira, 20 de novembro de 2018

Mais Médicos - os Fatos - por Celso Pimenta

Celso Pimenta -neurologista (JF) atua no SUS e na Unimed.

Fatos:
O problema principal aqui é, como disse minha colega médica e ex-preceptora Mariza Rezende, 22x8300x10 = 1860000 consultas ao mês de pacientes, em sua maioria, moradores em áreas de IDH baixo que deixarão de ocorrer.

Causas e consequências: o futuro presidente já demonstrou um despreparo assustador. Parece que pra ele é melhor fazer gracinha pra turma que fala “Petralha” do que planejar um governo de um país entupido de problemas. O preço que o Brasil vai pagar pela demonização constante e ininterrupta de qualquer coisa que cheire a “cumunismo” e a tentativa patética de puxar o saco de Trump, ele mesmo com a data de validade prestes a vencer, é alto. A resposta de voleio que recebemos do Egito e de Cuba demonstra isso.

A diplomacia e os acordos internacionais tem suas regras. Quer vender carne pros árabes? mude o corte para adequar e não questione o Islã. Quer vender biquini? Aumente o tamanho das peças oras estrangeiras (feministas! Espero que entendam.). Quer receber turistas estrangeiros? Treinem a turma. Quer importar mão de obra estrangeira? O acordo é com o país de origem. “Ah! Mas o país é uma ditadura!” Bem, o presidente que vc votou apoia a ditadura. E o nosso problema era ter médico, não lutar por liberdades deles. “Ah! Mas são comunistas!”. Melhor procurar um psiquiatra. Vc está paranóico.

Agora, tem uns negócios que não entendo. Se era bom pro Brasil e pros próprios médicos cubanos, qual o problema? Não tem um monte de gente com curso superior que topou ser babá e garçom nos EEUU. Alguém achou ruim? Um Zé Bedeu comparou o mais médicos a escravidão. Que eu saiba, o governo brasileiro, nem o cubano obrigou ninguém a vir. Veio quem quis e um monte topou. E não foram mal tratados pela comunidade onde atendiam e sim por uns otários, chegando a chamar erros médicos (que ocorrem aos montes por aqui também) de “cubanadas”. Eu tinha vergonha, pois sabia que a medicina de Cuba é boa, assim como o ensino e a cultura. Eles só são pobres (alguém falou em embargo aí?)

“Ah! Mais eles têm que revalidar!”. Outra conversa fiada. Eles não vieram entrar no almejado mercado de trabalho liberal brasileiro. Vieram resolver uma situação calamitosa. E garanto que se um dinamarquės abrisse uma clínica de cirurgia plástica aqui e exigissem dele revalidar o diploma, teria muita gente reclamando, defendendo “o pobre rapaz”.

Agora, durmam com um barulho desse. Temos um futuro presidente que falou o que falou, age como age e Cuba (que até aguentou demais, inclusive com ameaças de ruptura de relaçōes diplomáticas, se nâo me falhe a memória gritou um grande “Vão se foder!” pra gente. E o povinho mais simples, como sempre, é quem leva.

Mas penso o seguinte! Quem sabe, com sua maravilhosa diplomacia, Não conseguimos que médicos americanos venham, heim?
Pronto!”

M.A do Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...