quarta-feira, 8 de maio de 2013

Quase 2 milhões de famílias abriram mão do Bolsa Família voluntariamente

metebronca

quarta-feira, 8 de maio de 2013




Uma das principais críticas da oposição e de setores conservadores da sociedade em relação ao programa Bolsa Família do governo Federal é de que ele não teria "porta de saída" ou que estaria fomentando a "vagabundagem", principalmente nos rincões do Brasil.

Todavia, dados fornecidos pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome mostram que essas críticas são infundadas. Segundo o Ministério, 1,69 milhão de famílias de beneficiários do Bolsa Família saíram espontaneamente do programa desde seu início, há dez anos, depois de declarar que tinham renda familiar acima do limite permitido, que é de R$ 140 mensais por pessoa.

O secretário nacional de Renda de Cidadania, Luís Henrique de Paiva, explica que esses 1,69 milhão de beneficiários prestaram informações voluntariamente, durante a atualização cadastral, feita a cada dois anos pelas prefeituras, o que corresponde a 12% das 14 milhões de famílias contempladas pelo programa.

A diarista Selma Patrícia da Silva, de 42 anos, é uma das pessoas que abriu mão do Bolsa Família depois que melhorou de vida. Selma diz ter recebido dinheiro do Auxílio Gás, do Bolsa Escola e do Bolsa Família na época em que ela e o marido faziam bicos como doméstica e pedreiro para sustentar os cinco filhos. Após construir a casa onde vive, em Formosa, a diarista decidiu devolver o cartão. "Pensei assim: da mesma forma que serviu para os meus filhos, vai ajudar outras pessoas. Acho muita covardia a pessoa não necessitar e ficar recebendo. Entreguei o cartão na mão da primeira-dama (do município), que começou a chorar", afirma Selma.

O Bolsa Família concede benefícios com base na renda autodeclarada. O cadastramento é feito pelas prefeituras, que são responsáveis por alimentar o Cadastro Único, onde são selecionados os beneficiários. O crescimento do programa na última década deu origem a uma rede de assistência que lembra a dos postos do INSS. Diariamente, dezenas e até centenas de pessoas vão a cada secretaria municipal de assistência social no país solicitar benefícios, atualizar o cadastro ou tirar dúvidas.


- Com informações de matéria publicada em O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...